Duque de Caxias / RJ - segunda-feira, 29 de abril de 2024

Login para pacientes

Clique no botão "Acessar" para visualizar seus documentos médicos.

Acessar

A consulta

Como aproveitar melhor o tempo da consulta médica

 

Durante uma consulta médica, é freqüente que os pacientes ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos.
O que é uma consulta médica?
Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Veja algumas dicas para uma boa consulta.

 

A consulta geriátrica

 A consulta geriátrica difere da consulta tradicional pois ao atendermos o paciente idoso não procuramos identificar uma única causa para todos o problemas queixados.  Na consulta geriátrica procuramos fazer uma avaliação ampla de sua saúde, auxiliados por testes e escalas, com o objetivo de identificar problemas e situações que podem passar despercebido até mesmo para você.

 

A consulta geriátrica de primeira vez

 Na primeira vez fazemos um ampla avaliação do seu estado de saúde.  Alguns problemas de saúde mais comuns em idosos são rastreados mais cuidadosamente e para isso usamos testes e escalas específicos para nossos pacientes. Por este motivos a consulta de primeira vez é sempre mais demorada, e portanto, precisamos que você compareça a consulta sem pressa e com disponibilidade de pelo menos duas horas.

 

Horário

 Nunca chegue atrasado. Você estará atrapalhando outras pessoas. Da mesma forma chegar muito adiantado também poderá causar transtorno nas acomodações e horários de funcionamento do consultório. Programe-se para chegar com dez minutos de antecedência, pois poderá ser necessário  confirmar seus dados.

 

Acompanhantes

 O acompanhante na consulta geriátrica é muito importante, pois muitas vezes é ele quem fornece  mais informações sobre o estado de saúde do paciente, principalmente quando este tem alguma dificuldade em fazê-lo.  O acompanhante é  deverá ser aquela pessoa que segue a situação de saúde do paciente a mais tempo e mais de perto.  Por isso devemos evitar que o paciente idoso seja acompanhado somente por criança ou adolescente.  

 

Cronologia

 Procure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.

 

Medicação
 Anote todos os medicamentos que você toma habitualmente , inclusive aqueles que não foram prescritos por algum médico ou mesmo que, aparentemente, não tenham relação com o quadro, como colírios, pomadas, cremes, laxantes, fórmulas. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Exames
 Leve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, opodermos ter uma idéia aproximada da época de instalação da doença.

Receitas
 Durante a consulta serão fornecidas receitas para o tratamento adequado do paciente.  Em caso de receitas controladas serão fornecidas em número suficiente para os dias de tratamento até o retorno previsto pelo médico e que consta em sua receita.  Caso estas receitas especiais tenham acabado é sinal que é hora de retornar ao consultório para uma nova consulta para reavaliarmos o tratamento proposto e fazer os ajustes necessários.


Retorno, revisão e resultados de exames

 Garantimos o seu retorno ao consultório para mostrar os exames solicitados, rever dose do medicamento prescrito ou qualquer outra situação dentro de um período de trinta dias a partir da consulta, sem que você precise pagar por esta nova consulta.